15 de agosto de 2023 - Dicas

Vinhos regionais: como oferecer uma experiência autêntica aos clientes?

Vinhos regionais: como oferecer uma experiência autêntica aos clientes?

Os vinhos regionais brasileiros estão cada vez mais em evidência internacional. Isso se deve aos inúmeros rótulos reconhecidos em importantes premiações.

Só neste ano, os rótulos nacionais já emplacaram 105 medalhas em concursos mundo afora. Isso confirma um movimento que há algum tempo vem chamando a atenção: a indústria vinícola brasileira está em expansão. 

Entenda as características dos vinhos regionais brasileiros

Os vinhos brasileiros são produzidos em regiões que têm características diferenciadas para a produção de uvas. Conheça algumas delas.

Uvas utilizadas na produção de vinho no Brasil

Conheça as uvas mais utilizadas na produção dos vinhos brasileiros. Spoiler: algumas das uvas mais populares do mundo também são cultivadas aqui.

Cabernet Sauvignon: originária da França, essa é a uva mais cultivada no Brasil e também em todo  o mundo. É conhecida por produzir vinhos tintos encorpados, com taninos firmes e sabores intensos.

Merlot: a uva Merlot também tem origem na França e alcançou excelente expressividade no Brasil.Produz vinhos tintos mais macios, suaves e com aromas frutados.

Tannat: originária do sudoeste da França, o cultivo da uva Tannat também progrediu no Brasil. Vinhos produzidos com essa uva possuem um sabor mais intenso e uma alta concentração de taninos.

Pinot Noir: essa é uma das uvas mais antigas do mundo. Possui sabor delicado, coloração menos intensa e aroma de frutas vermelhas. É bastante usada na produção de champagnes e de espumantes. 

Chardonnay: essa é a uva branca mais cultivada em todo o mundo e não seria diferente no Brasil. É conhecida por produzir vinhos brancos secos e encorpados, com aromas de frutas tropicais e notas de carvalho devido ao habitual uso de barricas no envelhecimento desse varietal

Moscato: esse é outro tipo de uva branca cultivada no Brasil. Produz vinhos de sabor leve e fresco, com acidez moderada e aromas florais e de mel. As uvas moscatéis são largamente utilizadas para produção do famoso espumante Moscatel. 

Tipos de vinhos produzidos no Brasil

O Brasil produz diferentes tipos de vinhos em cada região, sendo que muitos se igualam em qualidade aos melhores exemplares internacionais, isso porque além da tipicidade das uvas, há cada vez mais estudos e entendimento dos processos de produção.  

Nos dias de hoje, os tipos de vinhos produzidos por aqui são estes:

Vinho tinto: os vinhos tintos brasileiros variam dos mais leves e frutados até os mais encorpados e complexos. Algumas das uvas utilizadas na produção de vinhos tintos no Brasil são: Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Malbec e Syrah.

Vinho branco: as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, e Moscato são algumas das variedades usadas na produção de vinhos brancos brasileiros, que costumam ser frutados e refrescantes.

Vinho rosé: o Brasil também produz vinhos rosés, que são conhecidos por sua coloração característica  e seu sabor refrescante. Os vinhos rosés brasileiros são feitos a partir de uma variedade de uvas tintas, como Malbec, Merlot e Pinot Noir.

Espumante: os espumantes brasileiros são muito reconhecidos e podem ser produzidos por meio do método tradicional – também chamado champenoise -; pelo método tanque – conhecido também como método charmat -; ou então no caso dos doces, pelo método de uma única fermentação, ou método Asti.. As respectivas castas mais comuns para produção em cada um desses métodos são: Chardonnay, Pinot Noir ou Sauvignon Blanc; Glera (Prosecco) e Moscato (Moscatel). 

Sabores e aromas típicos dos vinhos brasileiros

Os vinhos regionais brasileiros têm uma variedade de sabores e aromas com pitadas de personalidades muito típicas daqui. Muitas vezes, estas são influenciadas pelos diferentes solos e climas das regiões produtoras.

Pelo nosso clima tropical, com muitas horas de sol durante a temporada de crescimento das uvas, os vinhos produzidos nas regiões mais quentes do Brasil costumam apresentar uma explosão de notas de frutas, tais como abacaxi, maracujá e manga nos brancos e frutas vermelhas (morango, cereja) ou negras (amora, cassis, groselha) nos tintos. 

Já os vinhos produzidos em regiões de maior altitude e/ou continentalidade, ou seja, em climas que proporcionem uma maior amplitude térmica durante a temporada de crescimento, tendem a apresentar notas herbáceas, acidez mais marcada e taninos mais duros no caso dos tintos.

Descubra as vantagens de oferecer vinhos regionais aos seus clientes

Ao redor de todo o mundo o vinho se desenvolveu de acordo com as referências da gastronomia local e vice-versa. Sendo assim, há uma harmonização natural entre os vinhos e os pratos de uma região, sendo que o que se encontra ao sentar em uma mesa de um restaurante italiano, é uma carta de vinhos formada, senão exclusivamente, mas em sua maioria, por vinhos italianos. 

Isso não é o que acontece no Brasil. O brasileiro, aliás, tem o costume de valorizar muito mais os produtos importados do que os nacionais. Isso acontece porque o Brasil foi um país colônia por muito tempo, tendo sua indústria se mantido de forma subdesenvolvida por interesse de outros países mais poderosos, restando para nós a exportação das nossas primorosas matérias primas.   

Quando estamos falando de vinhos, o cenário não é diferente, mas vem mudando: o brasileiro vem percebendo, muito através do reconhecimento do vinho nacional no exterior, a potencialidade do vinho produzido em terras canarinhas.

Esse despertar revela quanta cultura pode ser expressa através da nossa gastronomia e dos nossos vinhos, portanto, sairá na frente o estabelecimento que conseguir entender como oferecer essa tipicidade através dos produtos com que trabalha, agregando mais valor à experiência oferecida aos seus clientes.  

Experiência autêntica e diferenciada para os clientes

Uma das estratégias para se diferenciar dos seus concorrentes é oferecer uma experiência única e autêntica aos seus clientes. Portanto, incluir vinhos regionais e brasileiros no seu portfólio vai acrescentar personalidade ao seu serviço, além de te fazer sair na frente nessa tendência mundial. Por fim, essa inclusão ainda ampliará o repertório das escolhas dos seus consumidores.

Valorização da produção nacional de vinho

Outra vantagem de oferecer vinhos regionais e brasileiros aos seus clientes, é que você ajuda a valorizar os produtos, incentivando produtores comprometidos com a qualidade a continuar entregando o melhor produto, promovendo um ciclo de desenvolvimento para toda uma região.

Preços mais acessíveis

Um dos principais custos atrelados ao vinho é o de logística. Por se tratar de um produto pesado e bastante suscetível à avarias, os fretes dos vinhos costumam onerar bastante o preço final da bebida. Por isso, optar por fornecedores mais próximos e que tenham uma gama diversa de opções, pode fazer com que você economize bastante. Outra vantagem em estar próximo aos produtores é o atendimento personalizado que eles podem oferecer, com sugestões de acordo com seu público ou cardápio oferecido.  

Aprenda como harmonizar vinhos regionais com a culinária brasileira

Uma das regras básicas da harmonização de vinhos é combinar vinhos de determinadas regiões com pratos típicos do mesmo lugar. Essa harmonização costuma ser acertada pelos motivos que já mencionamos: a culinária e a indústria vinícola de uma determinada região tendem a se desenvolver de acordo uma com a outra. 

Pratos típicos brasileiros e suas harmonizações com vinhos regionais

Se tem alguma coisa de que o Brasil entende é de gastronomia: tudo o que é feito por aqui, tem um incremento e um gostinho pra lá de especial. Assim,  é muito fácil encontrar pratos saborosíssimos em todas as regiões brasileiras. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você encontrar a harmonização ideal com alguns dos pratos mais famosos de cada região do país.

Moqueca

A moqueca é um prato típico da Bahia. É feito à base de peixe ou frutos do mar cozidos com leite de coco, azeite de dendê, pimentões e outros temperos. Apesar de ser feito à base de proteínas mais sutis como peixes e frutos do mar, apresenta sabores intensos e leve picante devido aos ingredientes utilizados para preparação.   Por isso, ao harmonizar, opte por vinhos brasileiros brancos, com acidez média e teor alcoólico também médio, para não ampliar a sensação de calor do álcool.  Boas opções são  vinhos produzidos a partir das uvas Moscato, Chardonnay ou Sauvignon Blanc. 

Churrasco  

O churrasco é uma verdadeira paixão nacional, mas essa tradição teve início  na região dos Pampas, no Rio Grande do Sul, por causa de influências uruguaias. 

Geralmente, as carnes usadas no churrasco apresentam maior porcentagem de gordura para preservar a suculência. Então, o ideal é que você harmonize esse prato com vinhos mais robustos e de taninos firmes, que combinam com a proteína da carne. As sugestões são um Cabernet Sauvignon ou um Tannat.  

Barreado

O barreado é um prato típico do litoral do Paraná. É feito com carne bovina bastante temperada e cozida lentamente em uma panela de barro. Os vinhos Merlot e Syrah combinam perfeitamente com esse prato, pois costumam  ter taninos suaves e sabores de frutas vermelhas com leve toque especiado, proporcionando  textura e  intensidade adequadas para acompanhar o barreado.

Acarajé

O acarajé é uma comida de rua típica da Bahia. Contém massa de feijão-fradinho frita no azeite de dendê e recheada com vatapá, camarão seco e pimenta. Para acompanhar essa iguaria, que tal um espumante brut ou demi-sec? Eles têm acidez e efervescência que limpam o paladar e combinam com a riqueza de sabores do acarajé.

Dicas para criar cartas de vinhos regionais para o seu estabelecimento

Você tem um estabelecimento e deseja oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível? Temos algumas dicas que vão te ajudar a criar uma carta de vinhos regionais excepcional.

1 – Selecione uma variedade de rótulos formada por  uvas distintas e de destaque no Brasil (Syrah, Merlot, Tannat, Sauvignon Blanc, Moscato, etc)

2 – É importante garantir que os seus clientes tenham uma seleção de boas opções de vinhos entre tintos, brancos, rosés e espumantes.

3 – Caso o seu estabelecimento ofereça refeições, selecione vinhos que harmonizam com o seu menu. Se tiver a possibilidade, peça sugestão ao sommelier ou enólogo responsável na vinícola de origem.  

4 – Garanta que a sua carta de vinhos regionais tenha rótulos com variedade de preços (dos mais acessíveis até os  mais premiums).

5 – É importante que você tenha uma carta de vinho flexível, que se adapte às estações do ano e às novidades do mercado. Não invista em materiais muito caros para imprimi-la, para que seja possível atualizá-la com facilidade.

6 – Ofereça degustação aos seus clientes para que eles tenham a chance de conhecer novos produtos.

Saiba como escolher os melhores vinhos regionais para o seu negócio

Agora você já conhece as variedades de vinhos brasileiros e viu algumas dicas para montar uma carta de vinhos excepcional.

Separamos também alguns conselhos importantes para que você selecione com muito cuidado os seus fornecedores. Dessa maneira, garanta sempre que os seus clientes recebam produtos autenticados e de extrema qualidade.

Avaliação da qualidade do vinho regional

O primeiro conselho é que você deve avaliar muito criteriosamente a qualidade do vinho que pretende comprar. Portanto, peça que o seu fornecedor te envie amostras ou então, se for possível,  agende uma visita para conhecer de perto o processo de produção e de armazenamento desses produtos, assim você já entende os custos intrínsecos ao processos e adquire mais conhecimento para embasar as suas vendas

Dicas para criar um estoque variado e atrativo de vinhos regionais

Uma das melhores maneiras de você criar um estoque variado e atrativo de vinhos regionais é manter-se atualizado sempre. Portanto, algumas dicas para você colocar em prática são estas:

  • Assine revistas especializadas para conhecer novos negócios, novas maneiras de produção, tecnologias etc.
  • Visite vinícolas produtoras com frequência e mantenha uma rede confiável de fornecedores.
  • Frequente restaurantes que possuem boas cartas de vinhos para conhecer outros tipos de abordagens e se inspirar.
  • Invista em cursos e especializações para se aprofundar no assunto.

Como oferecer uma experiência autêntica aos seus clientes?

Para que um negócio tenha sucesso, é preciso que ele coloque sempre os clientes no centro de todas as decisões. Oferecer a melhor experiência será sempre o melhor caminho para você angariar uma boa reputação e até atrair novos clientes. 

Portanto, para que o seu estabelecimento proporcione uma experiência autêntica, você deve investir em treinamento para os seus colaboradores. Eles precisam entender de vinhos e saber fazer as melhores recomendações no atendimento, sem parecer algo invasivo ou superficial.

Cuidar para que o ambiente seja tranquilo, agradável e confortável pode parecer básico. Porém, os detalhes também contribuem para que os seus clientes se sintam acolhidos e queiram voltar mais vezes.

Entenda a importância da experiência do cliente no setor de vinhos

Quem é empreendedor sabe como é difícil conquistar novos clientes e como é ainda mais difícil convertê-los em visitantes fiéis. Contudo, uma relação duradoura com novos e antigos clientes é um dos segredos para seu negócio ter vida longa e próspera.

Como a experiência do cliente pode impactar o sucesso do seu negócio?

A experiência do cliente pode impactar positivamente ou negativamente o seu negócio. Quando um cliente está satisfeito, ele geralmente comenta ou indica o produto/serviço para os amigos e os familiares. 

Mas, quando está insatisfeito, ele costuma espalhar sua insatisfação para inúmeras pessoas muito além do seu círculo mais íntimo. Para isso, conta com os sites de reclamações e as mídias sociais.

Portanto, você deve ter duas preocupações diárias: 1. como oferecer sempre a melhor experiência; e 2. como você pode melhorar o seu serviço a cada dia. 

Como criar uma experiência única e memorável para os seus clientes?

Para oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes, você vai precisar conhecer muito bem os seus concorrentes. Nesse sentido, saiba o que eles oferecem de bom e o que eles precisam melhorar.

Além de conhecer os concorrentes, conheça ainda melhor os seus consumidores. Logo, é importante que você estabeleça um canal de comunicação com eles, seja por e-mail, WhatsApp ou mídias sociais. Incentive-os fortemente a enviar feedbacks para que você possa aprimorar o seu serviço sempre mais.

E é claro que, em se tratando de produto/serviço, você deverá sempre oferecer o melhor e mais personalizado atendimento. Assegure que os seus clientes tenham acesso aos melhores e mais exclusivos produtos. Quando eles estiverem no seu estabelecimento, precisam se sentir únicos. 

Descubra como os vinhos regionais podem agregar valor à experiência do cliente

Os vinhos regionais brasileiros são excelentes opções para que você se diferencie da sua concorrência. Na mesma linha, farão com que agregue ainda maior valor à experiência dos seus clientes. Você pode se aprofundar nesse assunto e mostrar o quanto seu estabelecimento se orgulha de oferecer os melhores produtos nacionais. 

Como apresentar os vinhos regionais aos clientes de forma atrativa e informativa?

Para valorizar os vinhos regionais e apresentá-los aos clientes de forma atrativa, que tal um espaço especial dedicado a esses produtos?

Você pode desenvolver uma exposição diferenciada e elegante com trechos explicativos e curiosidades históricas sobre as regiões produtoras daqueles rótulos. Com certeza isso vai despertar muito mais o interesse de seus clientes e os incentivará a experimentar esses sabores. 

Como incentivar os clientes a experimentar vinhos regionais?

Além de caprichar na exposição dos vinhos regionais, você deve garantir que a sua equipe seja muito bem treinada. Ela deve falar desses produtos com propriedade, destacando todas as qualidades e as peculiaridades que cada um tem a oferecer.

E, claro, a degustação não pode ficar de fora dessa experiência. Pelo contrário: além de incentivar seus clientes a provar novos sabores, ela ainda funciona como uma gentileza do seu estabelecimento.

O que você achou de todas essas dicas sobre os vinhos regionais? Não deixe de acompanhar os nossos outros posts para se aprofundar ainda mais no assunto.