31 de março de 2020 - Noticia

Bacalhau: a harmonização desse clássico da Páscoa

Bacalhau: a harmonização desse clássico da Páscoa

Por se tratar de um peixe, mas com sabor e aroma intensos, o bacalhau se coloca em uma posição intermediária na escala de corpo dos vinhos com os quais melhor harmoniza. Nesse ponto intermediário da escala, há uma sobreposição entre vinhos brancos encorpados e tintos de corpo médio.

A resolução desse impasse é a análise do modo de preparo do prato, confira algumas sugestões que fizemos para você:

Bacalhoada

O preparo mais tradicional para a Páscoa costuma levar pimentão, cebola, azeitona preta, batatas, ovo e ainda é regado com muito azeite de oliva, garantindo untuosidade e certo picante, o que vai melhor com taninos macios e boa acidez. Nossa sugestão para acompanhar a Bacalhoada é o Panceri Merlot Nouveau ou, se preferir um branco, o Panceri Sauvignon Blanc Espumante Champenoise, que entrega bom volume e estrutura.

Bolinho de bacalhau

Para acompanhar essa delícia, um vinho fresco e com notas cítricas é a grande pedida. O Panceri Sauvignon Blanc tem aromas de frutas e flores, com leve toque mineral. O Panceri Brut Charmat também valoriza muito a harmonização, pois a presença do gás garante sensação refrescante, além de ajudar a limpar a untuosidade da fritura.

Salada de folhas com bacalhau

Uma salada de folhas verdes com bacalhau é um prato leve, que pode ganhar temperos cítricos, por isso, um vinho branco leve, com notas de frutas brancas frescas e cítricas, sem a influência de barricas de carvalho é a combinação ideal. Aqui novamente o Panceri Sauvignon Blanc entra e faz bonito em cena, com aromas de pêra, lichia e abacaxi.

 

Esperamos que tenha gostado! Continue com a gente!