12 de fevereiro de 2020 - Noticia

Como gelar vinhos e espumantes rapidamente

Como gelar vinhos e espumantes rapidamente

As altas temperaturas que o verão nos traz, favorecem o consumo de vinhos e principalmente
espumantes mais gelados. Mas nem sempre estamos preparados com uma garrafa pronta para ser servida.
Ou ainda, às vezes, falta espaço na adega/geladeira. Para esses casos, podemos lançar mão de alguns
recursos, tais como o balde de gelo.

Mas é preciso saber como preparar um balde de  gelo e/ou uma champagneira, do contrário, o método será pouco eficaz. Quer saber como gelar suas bebidas preferidas rapidamente? Confira:

Deve-se encher o balde até 3/4 com gelo e água em quantidades iguais, de tal modo que a garrafa fique totalmente envolvida entre água gelada e gelo. A água permite transferir o calor da garrafa para derreter o gelo, já o ar atua como um isolador, fazendo com que uma garrafa colocada apenas em gelo esfrie muito lentamente.

Nessa mistura, é recomendado que os tintos leves (temperatura de serviço indicado entre 13 e 16°C) permaneçam por no mínimo 10 e no máximo 15 minutos, já os brancos (temperatura de serviço indicado entre 7 e 13°C), de 15 a 20 e os espumantes (temperatura de serviço indicado entre 3 e 7°C) de 30 a 40 minutos. Mas lembre-se de que o que rege é o seu gosto particular, nada impede de consumir tintos mais gelados do que o habitual, por exemplo.

Há ainda a possibilidade de colocar sal e álcool, na proporção de 50g e 50ml, respectivamente, para cada quilo de gelo, o que gera uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor. Assim, o gelo retira o calor justamente das garrafas que estiverem em contato com ele. No entanto, esse processo é pouco recomendado, pois na hora de servir pode escorrer algo para dentro da taça, comprometendo a qualidade do produto muito mais do que a temperatura elevada faria.

Ah, tenha por perto uma toalha para secar a garrafa e lhe ajudar a obter uma maior aderência e segurança no manejo. Pronto! Agora aproveite seu vinho na temperatura ideal desejada!