19 de outubro de 2023 - Dicas
Carta de vinhos: como criar uma atrativa e lucrativa para o seu restaurante
Os proprietários e os gerentes de restaurantes sabem que ter uma boa carta de vinhos é crucial. Com ela, proporcionam uma experiência gastronômica completa aos clientes.
A carta de vinhos não apenas complementa o cardápio e oferece excelentes opções de bebidas aos clientes. Ela também é uma fonte significativa de lucro para o estabelecimento.
Neste artigo, exploraremos a importância de uma carta de vinhos para um restaurante. Além disso, forneceremos dicas valiosas para criar uma que seja atrativa e lucrativa.
Qual é a importância de uma carta de vinhos para um restaurante?
Uma carta de vinhos bem elaborada agrega valor ao seu restaurante oferecendo uma experiência completa aos clientes. Da mesma forma, ainda traz muitos outros benefícios aos negócios. Entenda mais a seguir:
- Eleva a experiência do consumidor: a escolha cuidadosa de vinhos melhora a experiência gastronômica de seus clientes. Isso porque a torna mais completa e memorável. Afinal, oferecer uma harmonização correta entre o vinho e a comida vai realçar os sabores e os aromas. Desse modo, criará uma experiência sensorial única.
- Aumenta os lucros: uma carta de vinhos atrativa aumenta os lucros do seu restaurante. O valor dessas bebidas costuma ter uma margem, muitas vezes, maior do que a de pratos principais. Logo, você aumenta a sua receita total se souber introduzir os vinhos na experiência dos clientes – sem “forçar a barra”, é claro.
- Diferenciação da concorrência: ter uma seleção única de vinhos, incluindo vinhos internacionais e rótulos brasileiros, diferencia o seu restaurante da concorrência. Assim, você atrai clientes que optam por visitar o seu estabelecimento especificamente pela experiência de degustar vinhos exclusivos.
Dicas para montar uma carta de vinhos atrativa para os seus clientes
Agora você entendeu a importância de uma carta de vinhos para o seu restaurante, certo? Então separamos dicas essenciais para criar uma que seja atrativa e lucrativa. Confira a seguir.
1 – Harmonize os vinhos com o seu cardápio
A harmonização entre os vinhos e os pratos é fundamental para a experiência do cliente. Portanto, certifique-se de que os vinhos em sua carta complementam os sabores de seus pratos.
Assim, quando os seus clientes escolherem as refeições, aproveite para oferecer sugestões de títulos que combinem com o prato escolhido. Sempre oriente e dê informações para que os seus clientes confiem nos seus conselhos.
2 – Tenha uma carta variada (nacionais e importados)
Diversificar a sua carta de vinhos é a “chave secreta” para atrair todos os tipos de clientes. Logo, inclua vinhos que representam diferentes regiões renomadas espalhadas pelo mundo e também rótulos brasileiros de diversos estados produtores.
Isso permitirá que os clientes explorem novos sabores e experimentem a riqueza da cultura vinícola nacional e internacional.
3 – Cuidados com o armazenamento
Mantenha os seus vinhos adequadamente armazenados. A temperatura, a umidade e a posição das garrafas são fatores críticos para preservar a qualidade da bebida.
Então, é indispensável que o seu estabelecimento tenha uma adega climatizada para preservar e prolongar a vida dos seus rótulos.
4 – Como servir da maneira correta?
A forma como o vinho é servido também é importante para elevar a experiência de seus clientes. Para isso, você vai precisar treinar muito bem a sua equipe. Ela deve entender em detalhes as características de cada tipo de vinho, assim como as peculiaridades de cada um.
Também será essencial que a equipe saiba manusear as garrafas para abrir, servir e apresentar o vinho corretamente. Isso inclui a temperatura ideal da bebida e a utilização de taças apropriadas para cada tipo de vinho.
Leia também:
7 dicas para escolher o vinho perfeito para cada ocasião
Como fazer a harmonização?
A harmonização é a arte de combinar os vinhos e os alimentos com o objetivo de aprimorar os sabores. De maneira bem resumida, aqui estão algumas dicas para fazer a harmonização:
- Tinto com carne vermelha: os vinhos tintos encorpados, como um Cabernet Sauvignon, vão bem com carnes vermelhas grelhadas.
- Branco com frutos do mar: os vinhos brancos, como um Chardonnay, harmonizam bem com frutos do mar devido à sua acidez refrescante.
- Espumante com aperitivos: um espumante brut é uma escolha elegante para aperitivos e queijos.
Você pode aprofundar os seus conhecimentos em harmonização neste outro post aqui:
Harmonização de vinhos: combinações perfeitas para as suas refeições
Como oferecer o vinho ideal para o seu cliente?
Para oferecer o vinho ideal para cada consumidor, a sua equipe deve ser treinada para entender as preferências deles. Portanto, ela precisará fazer perguntas relevantes, como estas:
- Prefere vinho tinto ou vinho branco?
- Deseja uma bebida mais adocicada ou seca?
- Até qual valor está disposto a pagar pelo vinho?
Com base nas respostas das perguntas acima, sua equipe poderá sugerir vinhos adequados e que atendam às expectativas de seus clientes.
Dica extra
Para enriquecer ainda mais a sua carta de vinhos, ofereça os rótulos da Panceri. Nossa vinícola é conhecida por produzir vinhos de alta qualidade, que elevam a experiência dos seus clientes e diferenciam o seu restaurante. Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas opções.
Uma carta de vinhos atrativa e lucrativa é essencial para qualquer restaurante. Ela oportuniza proporcionar uma experiência gastronômica completa aos seus clientes.
O seu restaurante estará no caminho certo para encantar os clientes e, consequentemente, aumentar os seus lucros ao:
- harmonizar os vinhos com o cardápio;
- oferecer uma variedade de rótulos nacionais e importados;
- cuidar do armazenamento;
- e servir de forma correta.
Lembre-se de que a harmonização é uma arte, e oferecer o vinho ideal para os seus clientes cria memórias inesquecíveis. Portanto, invista tempo e esforço na criação da sua carta de vinhos. Os resultados serão gratificantes tanto para você quanto para os consumidores.
Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro da arte de harmonização de vinhos e muito mais.