3 de dezembro de 2020 - Dicas

Como escolher o vinho para a ceia de Natal? Descubra agora!

Como escolher o vinho para a ceia de Natal? Descubra agora!

Escolher os pratos para ceia não é difícil, afinal, há receitas bem tradicionais para comemorar a data. Mas, quais os melhores vinhos para o Natal? Leia o post!

O Natal se aproxima e daqui a pouco será hora de pensar nos preparativos para a festa, incluindo a escolha dos pratos e das bebidas para a ceia.

Definir o cardápio de Natal não é uma tarefa tão difícil, já que existem pratos bastante tradicionais para a ocasião. Mas, como escolher o vinho para a ceia de Natal? As opções da bebida são tantas!

Nesse post, vamos sugerir vinhos que harmonizam perfeitamente com alguns dos pratos natalinos mais típicos da ceia dos brasileiros. 

Confira as indicações e aproveite as festas!

Saiba como escolher o vinho para a ceia de Natal

O mercado de vinhos possui uma infinidade de opções. Sendo assim, a tarefa de escolher a bebida certa para cada tipo de prato se torna um pouco complicada para quem não é especialista no assunto.

Veja a seguir, algumas opções excelentes de vinhos para a noite de Natal!

1 – Vinhos para antes da ceia

Enquanto você e seus convidados aguardam o momento da ceia, conversando e beliscando algumas nozes, avelãs, castanhas ou outros frutos secos, o ideal é servir um bom espumante brut, que é um vinho bastante gastronômico e com teor alcoólico menor que o de um vinho tranquilo. Ele também é indicado para acompanhar o panetone com frutas cristalizadas.

O espumante brut é sempre seco, mas pode apresentar uma pequena variação de doçura em função das uvas usadas na sua fabricação. Porém, se você prefere uma bebida mais doce, pode escolher os espumantes demi-sec ou da uva Moscatel, que são também nossas sugestões para acompanhar os chocotones e outras sobremesas.

2 – Vinhos para a ceia

Confira as harmonizações possíveis com os pratos mais tradicionais do Natal brasileiro:

Tender, pernil e outras carnes suínas

A sugestão de vinhos para harmonizar com esses pratos vai depender do molho que os acompanha. Por exemplo: se você for servi-los com molho adocicado, como a calda de abacaxi, uma excelente alternativa são os vinhos brancos aromáticos, produzidos a partir das uvas Sauvignon Blanc, Riesling ou Gewurztraminer.

Os espumantes brut, que apresentam uma acidez mais elevada, são ótimos para “limpar” um pouco da gordura das carnes. Caso você prefira um vinho mais encorpado, escolha um Chardonnay envelhecido em barris de carvalho.

Chester, peru e outras aves

O peru é um dos pratos mais clássicos da ceia de Natal. Além dele, o chester, e até mesmo o frango, também são bastante consumidos. Para harmonizar com aves, sugerimos também os vinhos brancos ou rosés. Os espumantes também são boas indicações. 

No caso da ave ser acompanhada por um molho adocicado, como o tradicional molho de laranja, o ideal é servir vinhos brancos meio secos das uvas Gewurztraminer e Riesling. Porém, se você não abre mão de um bom vinho tinto, escolha os tintos leves, sem muitos taninos. Boas opções são os provenientes das uvas Pinot Noir e Gamay. 

Bacalhau

O que vai definir o vinho perfeito para harmonizar com o bacalhau é a maneira como o prato foi preparado. Se a receita levar bastante azeite, uma boa opção é servi-lo com um vinho branco, por conta da acidez marcante.

Já as receitas mais leves à base de bacalhau, como, por exemplo, o bacalhau com natas ou o arroz de bacalhau, vão muito bem com vinhos brancos também mais leves.

Porém, assim como os portugueses, talvez você prefira vinhos tintos para acompanhar o bacalhau. Nesse caso, boas harmonizações podem ser conseguidas com vinhos das uvas Merlot, Touriga Nacional ou Barbera. 

3 – Vinhos para acompanhar sobremesas

Vinhos doces são os que mais combinam com sobremesas, incluindo a tradicional rabanada, que não pode faltar na noite de Natal.

Os vinhos Passito, Colheita Tardia (Late Harvest), Ice Wines, Vinhos do Porto, Jerez, Madeira e outros vinhos doces licorosos, são os mais indicados para acompanhá-las.

Os espumantes, especialmente os classificados como Doux ou Doces, que possuem níveis mais elevados de açúcar, como os produzidos com uva Moscatel, também são excelentes para acompanhar sobremesas.

 

Gostou das dicas de como escolher o vinho para ceia de Natal? Então, confira nossos produtos e faça a sua escolha ainda hoje!