25 de junho de 2024 - Dicas

Vinhos para o outono: dicas para harmonizar com receitas quentinhas!

Vinhos para o outono: dicas para harmonizar com receitas quentinhas!

Encontrar vinhos para o outono não é uma tarefa difícil. Afinal, essa é a estação do aconchego. Por isso, ela nos presenteia com uma transição suave entre o calor do verão e o frio do inverno. 

É durante o outono que encontramos o equilíbrio perfeito entre dias ensolarados e noites frescas. Isso cria o cenário ideal para desfrutar de deliciosas receitas acompanhadas por uma taça de vinho. 

A Panceri separou as melhores dicas para harmonizar vinho com as receitas mais reconfortantes para esse clima charmosíssimo. Leia até o final para saber como garantir ainda maior aconchego nessa estação. 

A chegada do outono e a escolha dos vinhos

Os vinhos mais populares desta época do ano refletem as deliciosas características do outono. Por exemplo, os vinhos tintos são encorpados e aromáticos, com notas de frutas maduras e especiarias. 

E até mesmo os rosés, como o popular Merlot Rosé, ganham espaço especial nesta estação de clima ameno. 

Por que o outono é uma ótima época para degustar vinhos?

O outono é considerada a estação mais romântica e aconchegante do ano. Com suas nuances douradas e avermelhadas, céu ensolarado durante o dia e noites frescas, é a estação ideal para consumir vinho. 

Além disso, os pratos típicos dessa época possuem ingredientes robustos e condimentados. Portanto, também pedem vinhos de maior corpo e até envelhecidos. Em outras estações, tanto as comidas quanto as bebidas  seriam considerados pesados demais, mas no outono e inverno proporcionam harmonizações incríveis. 

Leia também: Temperatura ideal de cada vinho: a melhor experiência para seu cliente

Escolhendo os vinhos para o outono

Que o vinho tinto combina com o outono nós já sabemos, mas qual tipo é o ideal? E quando um vinho refrescante deve combinar com a estação outonal? Confira:

Tintos encorpados: aconchego e sabor

Com os pratos intensos e concentrados do outono, os vinhos tintos encorpados entram em cena como coprotagonistas. Eles oferecem um complemento excepcional para o prato principal. 

Mas não é somente pelo acompanhamento e pela possibilidade de harmonização que o vinho tinto se destaca na estação. A sensação de acolhimento, relaxamento e calor que temos ao saborear um tinto em frente à lareira é uma das melhores que podemos experimentar nos climas frios. 

Vinhos brancos com corpo: aquecendo as noites frias

Muitos tendem a associar vinhos brancos com o verão e o frescor. E, de fato, algumas variações de corpo mais ligeiro são ideais para climas quentes. Entretanto, os vinhos brancos encorpados, com algum envelhecimento, oferecem uma alternativa elegante e sofisticada para a estação das folhas douradas.

Com sua estrutura substancial e sua textura cremosa, os vinhos brancos encorpados propiciam uma sensação de conforto. Eles aquecem o corpo e o coração no clima mais fresco do outono. 

Vinhos refrescantes: equilíbrio e delicadeza

As temperaturas começam a cair, e os dias ensolarados se alternam com brisas frescas. Nesse cenário, os vinhos refrescantes, como o Merlot Rosé, trazem uma vivacidade que complementa perfeitamente a atmosfera única dessa estação.

Harmonização com receitas quentes

Sopas e cremes: combinações perfeitas

Os vinhos brancos secos jovens, como o Cortês branco seco, complementam perfeitamente sopas cremosas e densas à base de legumes. Por exemplo, um creme de abóbora ou uma sopa de cogumelos

Tintos de acidez marcante, como o Cortês bordô seco, oferecem uma alternativa interessante. Eles acompanham sopas encorpadas, como uma sopa de lentilhas ou um minestrone. Sua acidez, com as notas frutadas, equilibra os sabores intensos dos vegetais e proporciona uma excelente harmonização.

Risotos e massas: o toque italiano

Durante o outono, os pratos tendem a ser ricos e reconfortantes. Para acompanhar risotos e massas, os vinhos tintos médios a encorpados são geralmente a escolha mais adequada. 

O Cabernet Sauvignon entra aqui como uma luva. Esse vinho tinto de corpo médio é conhecido por sua suavidade e sua elegância

Harmoniza-se maravilhosamente com risotos cremosos, como o de cogumelos, e massas ao molho alfredo. Dessa maneira, proporciona uma combinação de sabores e nuances que complementam os pratos sem sobrecarregá-los. 

Carnes assadas: potência e elegância

As carnes assadas são pratos muito presentes no outono, em especial aquelas com molhos e acompanhadas de purês. Um prato com bastante proteína e textura suave graças ao molho e/ou purê, pede um dos melhores vinhos para o outono: o Altos Cabernet Sauvignon/Merlot. Essa é uma bebida feita com misturas das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, proporcionando o equilíbrio das especiarias e taninos da Cabernet Sauvignon com a fruta e maciez da Merlot.

O blend resulta em aromas de frutas vermelhas, tais como ameixa, morango, framboesa e ainda, notas de especiarias. Os taninos também são presentes e refinados, o que complementa os pratos mais substanciais, como a carne assada ao molho. 

Vinhos para aquecer o coração

Panceri Cabernet Sauvignon

Os aromas lembram frutas negras, café e chocolate, que por si só já nos remetem ao clima outonal. Na boca, esse vinho demonstra boa carga tânica, com toques de madeira, para confortar as noites amenas da estação.

Sem dúvida, o vinho Panceri Cabernet Sauvignon é uma bebida encorpada e robusta. Trata-se de uma escolha assertiva entre as opções de tintos dos vinhos para o outono.

Sua estrutura é poderosa, com taninos firmes e aromas profundos de frutas escuras, especiarias e notas de carvalho. O Cabernet Sauvignon complementa perfeitamente os pratos mais substanciais do outono. Desde carnes assadas até guisados ​​e ensopados, traz intensidade e complexidade dignas de uma bebida feita para a estação.

Panceri Sauvignon Blanc

 Para quem não abre mão de um vinho branco, o Panceri Sauvignon Blanc confere uma sensação de leveza e energia, surpreendentemente perfeita para o outono.

Em termos de harmonização, o Sauvignon Blanc é uma escolha versátil, que acompanha uma variedade de pratos,  indo desde saladas frescas até frutos do mar grelhados e aves assadas. Sua acidez refrescante e seus sabores frutados complementam os ingredientes sazonais.

Além disso, o Sauvignon Blanc é um dos melhores vinhos para o outono. Representa o equilíbrio ideal entre descontração refrescante e relaxamento reconfortante, ou seja, exatamente do que a estação se trata. 

Panceri Merlot Rosé

Ao passo que o Panceri Sauvignon Blanc representa o equilíbrio da estação, o Panceri Merlot Rosé é o próprio outono engarrafado. Suas cores, que lembram o bronze das folhas outonais, trazem o sabor verdadeiramente fresco e frutado das uvas Merlot.

Perfeito para ser degustado em piqueniques com os amigos e em finais de tarde ao pôr do sol. Possui a doçura refrescante necessária para estabelecer o clima de um delicioso dia de outono.

Desfrutando do outono com um bom vinho

Descobriu quais são os melhores vinhos para o outono e como harmonizar cada um com as receitas quentinhas da estação? É como encontrar a resposta ideal para a pergunta “o que é o conforto?”. 

Os tintos encorpados abraçam os pratos substanciais. Os brancos frescos refrescam as tardes outonais. E os rosés são doces como as risadas com os amigos. Cada escolha de vinho é uma oportunidade para explorar a riqueza sensorial desta estação maravilhosa. 

Conheça nossos rótulos de vinhos para o outono. Abasteça sua adega com opções que trarão aconchego ao coração e farão da harmonização outonal uma verdadeira experiência de afeto.

Conclusão

A Vinícola Panceri possui mais de 30 anos de história e tantos outonos quanto para colocar na conta de sua tradição. Reconhecemos o valor por trás da estação para o consumo de vinho, por isso, cada rótulo foi pensado para fazer do outono a parte do ano mais aconchegante possível.

Conheça a loja virtual com todos os vinhos que mencionamos neste artigo. Fale conosco pelo site ou através do nosso WhatsApp para conferir mais.